ultimasnoticiasalfaacontecenaalfaagendaescolaalfaeventosviagens

Escola Alfa - Lugar de Crescer
Conheça o nosso espaço
O campinho em época de Copa do Mundo 2014

educacaoinfantil ensinofundamentalI ensinofundamentalii ensinomedio horarioextensivo
Contando uma história com “H”.

A massificação atinge duramente o ensino. A criança, na escola, é levada a conter sua curiosidade natural e a voltar sua atenção para uma meta colocada como principal: a prova, o teste.

Esse direcionamento acaba levando a uma inibição de sua inteligência emocional e criativa.
Exercita-se a memória, a capacidade de acumular informações, mas não a capacidade de improvisar diante de determinadas situações, ou chegar a conclusões lógicas através do raciocínio.

Foi pensando nesses fatores que em 1984 foi criada a Escola Alfa, não pretendendo alterar o mapa nem mudar a geografia, mas acreditando que juntos poderíamos escolher um novo caminho.

NOSSA MISSÃO

A crença no ser humano como potencialmente capaz de superar suas limitações e contribuir para a melhoria de vida, traduz-se num currículo escolar humanista, que se constitui como “janelas” que devem se abrir para o aluno “ver” melhor o mundo e a si mesmo como elemento integrante e atuante deste mundo.

A Escola Alfa tem, portanto, como missão:

- Proporcionar a seus alunos vivências que os levem a ser mais tolerantes , afetuosos e responsáveis;

- Fornecer a seus alunos situações em que eles possam, através do diálogo, da exposição de suas idéias e argumentos, aceitar as diferenças, condenando qualquer tratamento desigual por quaisquer motivos relacionados à classe social ou econômica, raça ou religião, ou por convicções filosóficas ou políticas;

- Propiciar situações que estimulem a autonomia intelectual, o pensamento reflexivo e a análise crítica na resolução de problemas, tornando-os apto a utilizar a tecnologia a seu favor e a favor da humanidade em geral;

- Valorizar a aquisição de conhecimentos significativos e de habilidades que instiguem seus alunos a aprenderem a aprender, permitindo-lhes uma educação continuada;

- Estimular os alunos a compartilhar saberes e experiências, contribuindo para o enriquecimento do grupo social.